Aparelhos ortodônticos: conheça os tipos mais utilizados

O avanço da tecnologia possibilita diversas formas de tratamento ortodôntico para os pacientes. Assim, é possível atender diversos perfis e orçamentos, para que o resultado seja alcançado de forma confortável.

Por isso, trago no post de hoje os tipos mais utilizados de aparelhos ortodônticos, produtos e suas características. Acompanhe!

Afinal, o que é um aparelho ortodôntico?

O aparelho dentário, ou aparelho ortodôntico é um dispositivo utilizado para corrigir os desajustes nos dentes e prevenir problemas funcionais.

Dessa forma, além promover benefícios na saúde do paciente, devolve a estética e a autoestima do indivíduo, deixando seu sorriso saudável e harmonioso.

Quais são os tipos de aparelhos mais comuns?

Muitos pacientes que vão ao meu consultório ficam com a pulga atrás da orelha em relação aos aparelhos. Porém, eu tento tranquilizá-los e deixá-los cientes das inúmeras possibilidades de tratamento ortodôntico, para que a gente consiga escolher a opção mais correta.

Sendo assim, os aparelhos ortodônticos mais comuns utilizados no tratamento dentário são:

Aparelho fixo

Composto por bandas, fios e/ou bráquetes, é o tipo mais comum utilizado. Ele é indicado para correção de dentes tortos e desalinhados. Atuam puxando os dentes, movendo-os em direção à posição correta.

Aparelho fixo estético

Este tipo de aparelho funciona da mesma forma que o fixo, porém é feito de materiais transparentes, deixando-o quase imperceptível. Existem três modelos: policarbonato, porcelana e safira.

Aparelho autoligado

Este modelo é feito de metal, porém não utiliza as borrachinhas. Dessa forma, o aparelho autoligado trabalha com o fio ortodôntico preso diretamente no bráquete, que também é menor do que em outros modelos. Este tipo de aparelho também pode ser feito de porcelana ou safira.

Aparelho lingual

Este tipo de aparelho idêntico ao aparelho fixo, porém é inserido na parte interna dos dentes. Dessa forma, o tratamento é realizado sem que o aparelho seja percebido.

Alinhadores ortodônticos

Também conhecidos como aparelhos invisíveis, os alinhadores são transparentes e feitos sob medida de acordo com a arcada dentária do paciente. Assim, encaixam perfeitamente e são praticamente imperceptíveis. Além disso, os dispositivos são removíveis e de fácil manutenção.

Aparelho móvel

Este tipo de dispositivo é utilizado após a fase de alinhamento dos dentes, de modo a preservar a posição atual da arcada dentária e evitar que retorne à posição anterior. O que é essencial na transição do aparelho fixo.

Qual tipo de aparelho ortodôntico é o melhor para mim?

É importante ressaltar que cada modelo de aparelho é indicado para uma situação específica. Sendo assim, a palavra final cabe sempre ao dentista, que irá recomendar a melhor opção mediante ao caso que precisa ser corrigido.

Além disso, é essencial que o paciente siga à risca as orientações que o profissional irá indicar, principalmente em relação à higiene bucal. Tais dispositivos, principalmente os fixos, acumulam resíduos alimentares na boca e podem provocar o surgimento de doenças.

Caso ainda tenha dúvidas sobre os aparelhos ortodônticos, agende sua consulta! Saiba que estou à disposição para ajudar e orientar antes, durante e depois do tratamento.

Agende um horario conosco. Clique aqui!